OBSTÁCULOS NA APRENDIZAGEM
- Ângela Guimarães

- 7 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Parte 1
Por Ângela Guimarães
No processo de promover a aprendizagem dos alunos, os professores podem se deparar com certos obstáculos que tendem a dificultar a aprendizagem:
· Tendência a acreditar “eu já sei isso” e incapacidade de admitir que não sabe.
Relacionamos tudo o que ouvimos à nossa experiência passada, ao que já sabemos sem deixar de lado nossos modelos mentais. Não nos afastamos da nossa zona de conforto, onde temos claros o que é certo e o que não é. Avaliamos as experiências de outras pessoas com base em nossos modelos mentais. Aprender, nesse sentido, implica sair da zona de conforto onde nos apegamos às nossas crenças, defendendo-as como se fossem a nossa identidade.
· Tendemos a declarar “eu sou assim e não vou mudar”.
É a crença limitante de quem considera que é de uma forma determinada e fixa. Quando a definição de mim mesmo é limitante, surgem crenças do tipo: “isso é muito complicado para mim” ou “não sou inteligente o suficiente”.
· Cegueira cognitiva, quando não sabemos que não sabemos.
Eu crio a minha vida com base no que sei e nem percebo minha ignorância. O primeiro passo para se tornar um aprendiz é começar a duvidar. Declarar “não sei” é uma das forças mais poderosas no processo de transformação pessoal e de criação de quem somos. Quando declaramos que não sabemos, entramos num espaço de incerteza em que nos abrimos para novas descobertas sobre nós mesmos e sobre o mundo que nos cerca.
Continua no próximo texto...



Comentários