top of page

FAÇA MILAGRES EM SI MESMO

  • Foto do escritor: Ângela Guimarães
    Ângela Guimarães
  • 10 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Por Ângela Guimarães


No decorrer da nossa adorável e divina jornada, aqui e acolá acontecem coisas para roubar a paz interior e disparar gatilhos de ansiedade e angústia.

Seja um momento complexo, encerramento de ciclos, desemprego, doença, a perda de ente querido, traição, desgaste relacional e muitos outros fatores que se fosse enumerar aqui passaria dias, meses e até anos.

Dependendo da forma como lidamos com isso, pronto! Instala-se o gatilho da ansiedade recheado de sentimentos angustiantes.

Ocorre mais ou menos assim, você está de boa e do nada vem alguém te cutucar ou algo inesperado te ferir. Isso tira teu sono, exaure suas forças, afeta seus sonhos, meche com os seus sentimentos e pensamentos e, acima de tudo, tira a tua PAZ.

É assim, não só com você, mas com todo mundo. Isso é inevitável e faz parte da vida!

Quando isso acontecer analise bem o que mais importa e descarte o que lhe tira a paz. Viver em paz e descartar o que a tira de você é nada mais, nada menos do que questão de escolha e a escolha está totalmente vinculada ao seu autoconhecimento. Você tem em suas mãos o poder de decidir o que fica dentro e o que saí.

Claro, eu sei que não é algo instantâneo, mas garanto que ao se conhecer você começa a driblar sentimentos e pensamentos inquietantes e perturbadores que, muitas vezes, te levam a processos internos sufocantes.

A ansiedade é a emoção que surge quando você sente que se aproxima uma ameaça ou visualiza o futuro de forma negativa ou incerta. Ela se apodera primeiro da mente e depois do corpo.

A ansiedade crônica se instala quando se converte em temor excessivo e irracional as situações que enfrentamos diariamente. Tudo começa na mente!

Quando você é uma pessoa muito ansiosa, não só a sua mente e emoções ficam afetadas, mas também o seu corpo. Se não for tratada de maneira adequada, pode afetar seriamente a saúde e levar ao que se conhece como transtornos de ansiedade (pânico, toc, agorafobia, obsessão compulsiva, entre outros).

E a angústia? A angústia muda sua visão e age como um isolante que não nos permite ver, sentir ou experimentar a oportunidade que há por trás de cada momento doloroso.

A angústia muda sua maneira de ouvir! Na angústia estão refletidas as vozes da agonia, do temor, da carência e da aflição. Nesse momento seu diálogo interior está totalmente comprometido.

A angústia muda sua maneira de falar, compromete o futuro, afeta as relações interpessoais e interfere na autoestima. De tão imerso que está na tristeza, não conseguimos perceber o que dizemos e como isso causa danos.

Manifesta-se pela solidão, muitas vezes, resignando-se ao que sofre. Começam a surgir pensamentos de falta de futuro, a perda de vontade de tentar outra vez, insatisfação crônica. Deixa-se de se entristecer momentaneamente e passa a viver na tristeza.

Nos ajudam a romper com o círculo da angústia falar tudo que precisa nem que seja por escrito, administrar as lembranças com sabedoria, se autoconhecer, aprender com a dor, despertar o seu potencial, reconhecer que não podemos ter o controle de tudo, ter a atitude para mudar o que for necessário e se precisar buscar ajuda junto a especialistas, fazer isso!

Não esqueça que você é a pessoa responsável para viver com plenitude a sua ÚNICA vida, então faça os milagres necessários para ter uma boa estadia nesse mundão maravilhoso de meu Deus.


 
 
 

Comentários


CONTATO

Rua Bananeira, 1730 -Conj. Adalberto Sena - Rio Branco, Acre.

CEP. 69921-196​​

Tel: (68) 99227-0364

angelaguimaraescoach@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© 2023 por Instituto de Desenvolvimento Humano Ângela Guimarães

Nome *

E-mail *

Assunto

Mensagem

Success! Message received.

bottom of page