A IMPORTÂNCIA DA ACEITAÇÃO
- Ângela Guimarães

- 8 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Por Ângela Guimarães
Você sabia que a pessoa é concebida como uma totalidade organizada e uma unidade configurada que não pode ser reduzida à soma de suas partes?
Segundo Sassenfeld o ser humano é um todo integrado, composto de diferentes partes que representam uma organização complexa e contraditória dentro da qual atuam harmonicamente ou desarmonicamente, competem ou cooperam, dominam ou são submetidas às múltiplas partes que a caracterizam.
Nesse contexto cada pessoa é única e irrepetível, participa de uma totalidade mais ampla que a contém, a existência humana faz sentido nas relações que as pessoas estabelecem entre si, cada pessoa vive de acordo com as suas experiências, a pessoa é livre quando pode escolher e que a pessoa tenta encontrar o sentido de sua vida, de acordo com seus valores e, com isso, a certeza em um mundo de incertezas que a conduz a autorrealização. O último aspecto é fundamental, considerando que têm a ver com a insatisfação, com a sensação de que não se vive a vida que se quer, preferindo ficar na zona de conforto ao invés de migrar para a zona mágica onde se cumpre os sonhos e conduz a autorrealização.
É preciso acessar suas paixões e propósitos!
Seja o grande artista da sua vida e crie o seu próprio caminho, passo a passo, tomando as decisões que satisfazem a sua alma e construindo o seu projeto de vida.
É preciso compreender o que impulsiona o comportamento das pessoas. Maslow estabeleceu uma hierarquia de necessidades humanas muito interessante. Argumentou que nossas ações nascem da motivação voltada para atender certas necessidades que são ordenadas de acordo com a importância que elas têm para o nosso bem-estar e que, a medida que as necessidades mais básicas são satisfeitas, os seres humanos desenvolvem necessidades e desejos mais elevados até alcançar a autorrealização. De certa forma, a pirâmide de Maslow também representa a importância de valores vitais.
A motivação desempenha papel crucial no desenvolvimento do ser humano, é uma força que o impele a alcançar suas necessidades. Nesse contexto a aceitação incondicional é fator preponderante, entendendo por aceitação respeito e prazer que sentimos em relação a alguém.
A aceitação daquilo que pensamos, do que sentimos, fazemos e somos envolve um processo pessoal que tem a ver com o reconhecimento de si próprio, com o que gostamos e com o que não gostamos, em perdoar, em deixar nossas emoções mais profundas emergirem e termos ciência disso.
Não se trata de se tornar a pessoa perfeita, mas de nos aceitar em todas as nossas manifestações, e aceitar precisamente o que não aceitamos, nossas sombras. Aceitação e trabalho pessoal faze parte do nosso caminho ao longo da nossa existência, pois sempre haverá novas situações e novos desafios.
A aceitação é a ferramenta mais poderosa para
Encerro com a frase de Wil Garcia que diz “O primeiro passo para a mudança é a aceitação.”



Comentários