COMO TRABALHAR AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA???
- Ângela Guimarães

- 22 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Parte 1
Por Ângela Guimarães
As competências socioemocionais incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas.
A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, isso pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.
Essas competências podem ser desenvolvidas nos vários espaços e ao longo dos diversos tempos da escola, para além dos horários de aula, de preferência de forma transdisciplinar. Em meio ao ensino das disciplinas tradicionais, o trabalho acontece a partir da incorporação de metodologias voltadas à realização de projetos e à iniciação científica, que valorizem práticas colaborativas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) universaliza o conceito de competências socioemocionais, onde define dez competências gerais balizadores dessa formação, que são o conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, senso estético e repertório cultural, comunicação, cultura digital, autonomia, empatia e cooperação, autoconhecimento e autocuidado, argumentação e autogestão que dizem respeito a formar cidadãos com capacidade para resolver problemas, trabalhar em equipe, argumentar, defender seu ponto de vista, respeitar o outro e ser cada vez mais crítico.
As competências incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa precisa para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida.
Continua no próximo texto...
Siga Ângela Guimarães
Facebook: angelaguimaarescoach
Instagram: @angelaguimaarescoach
Site: idhangelaguimaraes.com.br
YouTube: Ângela Guimarães Coach
Biografia Ângela Guimarães
É uma acreana, Pedagoga, Especialista em Ensino e Gestão Escolar, Coach, Programadora Neurolinguística, Hipnoterapeuta e Mestranda em Coaching Pessoal e Liderança Organizacional. Veio para Amapá em 2004 para ser diretora na Fundação BRADESCO Santana-AP, onde trabalhou por 10 anos e agora inicia seu trabalho na modalidade EaD. Possui mais de 30 anos de experiência em educação onde atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora de ensino na rede pública e privada, incluindo a Educação Superior e a Educação Profissional, além de ter atuado como facilitadora na Escola de Administração Pública do Estado do Amapá - EAP e Assistente de Ouvidora no Núcleo de Ouvidoria e Atendimento da Seed/AP. Também é idealizadora do Projeto "Cuidando de quem cuida do futuro", no qual realiza palestras e workshops em todo o Brasil. Ângela implantará em 2020 em Rio Branco-Acre, o Instituto de Desenvolvimento Humano Ângela Guimarães, com o lançamento no mercado digital dos cursos descomplica BNCC, Gestão Democrática Escolar, Gestão Pedagógica e Gestão de Ensino.





Comentários