
ENFOQUE NAQUILO QUE FUNCIONA.
- Ângela Guimarães

- 1 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Por Ângela Guimarães
Você sabia que manter uma atitude otimista em relação a nós mesmos, em relação aos outros e em relação à vida favorece a transformação pessoal e da realidade e nos conduz a felicidade?
Até algumas décadas atrás, preocupava-se em tratar e curar pessoas com emoções negativas, sintomas e transtornos mentais e/ou psiquiátricos. Concentrava-se nas fraquezas, no que não funciona e no que não está certo. Ao mesmo tempo em que favorecia a rotulação das pessoas de acordo com seus males, doenças e transtornos, favorecendo a vitimação.
Estudos revelam que a gratidão, o otimismo, a curiosidade e a capacidade de amar e ser amado estão de forma consistente relacionadas à satisfação com a vida e, por conseguinte a felicidade. Por isso, é importante manter uma atitude otimista em relação a nós mesmos e em relação a vida!
Aceitar, agradecer, ser resiliente nos permite modificar nossos modelos mentais, nossas crenças, nossos valores, as relações e o olhar geral que temos em relação a nós mesmos, ao mundo e aos relacionamentos.
O estudo da felicidade ou Eudaimonia (plenitude do ser) deve ser um dos conteúdos essenciais a compor os currículos escolares, lamentavelmente não é!
O termo felicidade causa controvérsias. Alguns associam a objetivos e principalmente a bens materiais e outros a sua impermanência. E você, como define o termo felicidade?
Muitas pessoas associam a felicidade a fatores externos. Os fatores externos influenciam, mas muito menos do que poderíamos pensar.
A felicidade é encontrada em nós mesmos, em nossas características, em nossas atitudes, em nossa maneira de pensar, agir e nos relacionar com o mundo. É a certeza de que nossa vida não está passando inutilmente, a compreensão de que a nossa felicidade depende mais do que temos em nossa cabeça e em nosso coração, do que o que temos no bolso.
Queira mais do que corrigir suas fraquezas, queira uma vida cheia de significados!
Encerro com a frase de William Shakespeare quando diz: “O silêncio é o mais perfeito arauto da felicidade. Eu estaria pouco feliz se pudesse dizer o quanto.”



Comentários