Meditar faz bem!
- Ângela Guimarães

- 24 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Parte 1
Por Ângela Guimarães

Como já foi dito, as competências socioemocionais incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas.
A meditação tem sido uma prática muito adotada ultimamente, especialmente por aquelas pessoas que estão se sentindo desconfortáveis com a sua rotina de vida. Isso porque os seus benefícios são inúmeros e ilimitados, capazes até mesmo de tratar e prevenir doenças.
A prática de meditação pode aumentar a produção de óxido nítrico e de endorfinas no corpo, que funcionam como um antídoto contra o estresse e, ainda, previnem a perda de neurônios, fatores prejudiciais ao corpo e causadores de várias doenças, além de fornecer mais energia ao corpo, prevenir o estresse, reduzir a ansiedade, diminuir a pressão sanguínea, aliviar dores no corpo e no cérebro; melhorar a imunidade, melhorar o equilíbrio emocional, aumentar a fertilidade, prevenir doenças cardiovasculares, combater a depressão, aumentar a capacidade de concentração, melhorar o sono.
Basta alguns minutos do seu dia para fazer da meditação um hábito simples que te ajudará a eliminar o cansaço e o estresse do dia a dia.
Meditação para iniciantes
Você já deve ter ouvido falar por aí que meditar é uma prática muito difícil, uma vez que “pensar em nada” é uma tarefa quase impossível para um cérebro que está quase sempre a mil por hora. Isso não é verdade! Vão aqui algumas dicas simples e práticas:
Escolha um lugar ideal: O lugar onde você vai começar a sua meditação precisa ser silencioso, bem arejado e limpo. Uma boa ideia é o quarto de dormir, que costuma ser individual e mais silencioso.
Procure uma posição confortável para o corpo: Esse é o segundo passo para uma boa meditação. A mais comum é a de pernas cruzadas (lótus), aquela que nós vemos nos filmes. No entanto, você não precisa ficar nesta mesma posição se não se sentir confortável, pode deitar ou encontrar outra posição que te deixe confortável.
Use roupas confortáveis: Roupas muito justas ou que restrinjam a circulação sanguínea, além de acessórios como relógios, cintos, óculos, joias, devem ser retirados do corpo antes de iniciar a meditação. Isso porque eles podem causar distrações ou movimentação demais e atrapalhar o relaxamento do corpo e da mente.
Fixe os olhos em um ponto imaginário: Na meditação mais avançada, é comum os adeptos estarem com os olhos fechados para aumentar a concentração. No entanto, para iniciantes, fechar os olhos pode causar sonolência. Por isso, a dica é ficar com os olhos abertos e fixos em um ponto imaginário bem à frente, há pelo menos um metro de distância. Isso evitará distrações e aumentará a concentração para meditar.
Sorria sutilmente: Para meditar, o seu rosto deve estar livre de expressões e movimentos muito severos. A dica é buscar um sorriso leve, com lábios e maxilares delicadamente cerrados e a língua posicionada levemente atrás dos dentes superiores.
Respire lenta e pausadamente: Durante a meditação inspire pelo nariz e expire pela boca, bem lentamente. A respiração será a responsável por eliminar as toxinas e “impurezas” do seu corpo e mente. Repita o exercício até se sentir totalmente relaxada.
Controle os seus pensamentos: Esse é o passo tido como mais difícil para a maioria das pessoas. A dica é se desligar totalmente do mundo e dos pensamentos relacionados à rotina. Tente ouvir apenas o barulho da sua respiração e pensar em coisas positivas e tranquilas, como, por exemplo, as folhas de uma árvore balançando lentamente ou em pássaros voando. Enfim, procure um pensamento que te relaxe e faça você esquecer dos problemas.
Programe um alarme: É comum que iniciantes da meditação se preocupem em olhar a hora de minuto em minuto. Isso pode atrapalhar a concentração e relaxamento do corpo. Por isso, a dica é colocar o alarme para despertar com o período que tiver escolhido para praticar.
Siga Ângela Guimarães
Facebook: angelaguimaarescoach
Instagram: @angelaguimaarescoach
Site: idhangelaguimaraes.com.br
YouTube: Ângela Guimarães Coach



Comentários