top of page

MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO

  • Foto do escritor: Ângela Guimarães
    Ângela Guimarães
  • 15 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Por Ângela Guimarães


Você sabia que os seres humanos passam por mudanças contínuas e profundas?

Os seres humanos estão em processo contínuo de mudanças. Mudanças que não escolhemos, mudanças que escolhemos e mudanças que mudam o nosso jeito de ser.

As mudanças que mudam o nosso jeito de ser acontecem quando aprendemos de maneira generativa ou criativa.

É uma mudança que afeta todo o ser!

Chamamos essa mudança de transformação. Através dessa mudança descobrimos novas habilidades, adquirimos novas ferramentas e a visão que a pessoa tem de si mesma, das outras pessoas e do mundo ao seu redor.

Lembre-se que tudo começa e termina em você!

A transformação afeta o sistema de afliliação e retoma para a parte onde a mudança se originou.

Com isso, não estamos querendo dizer que podemos mudar absolutamente tudo sobre a nossa pessoa e nossa realidade. Existem coisas que não controlamos e existem aspectos que pertencem a uma natureza invariável. Consideramos, porém que há muito espaço para mudança e transformação pessoal.

Além da linguagem, existem dois outros domínios que constituem o ser humano: as emoções e o corpo e qualquer transformação pessoal mais profunda funciona nesses três níveis simultaneamente.

Mas, o que desencadeia um processo de mudança?

Ocorre por fatores externos (quebras), quando ocorre um evento doloroso ou indesejado que nos levam a entrar em um estado de caos e incertezas e por fatores internos quando a pessoa decide favorecer a mudança por escolha pessoal e de acordo com os seus objetivos e metas pessoais.

Considerando que a evolução do ser humano é um processo contínuo de mudança em que ocorrem fases de caos e fases de equilíbrio.

Na fase do caos, a incerteza reina, é quando não sabemos, duvidamos e precisamos aprender a seguir em frente.

Na fase do equilíbrio, os aprendizados da fase do caos são aposentados, integrados. Em um processo evolutivo, as fases do caos são alternadas para as fases do equilíbrio, à medida que novos desafios e aprendizados acontecem.

Quer seja desencadeada por um evento externo, quer seja por um desejo de melhoria, a mudança envolve questionar a maneira de ver a mim mesmo e ao mundo, colocando as crenças em discussão. Portanto, o primeiro passo é a dúvida/o caos.

Qualquer mudança é precedida por uma desestruturação do equilíbrio anterior!

A declaração do “não sei” é uma das forças mais poderosas no processo de transformação pessoal. Qualquer mudança externa ou interna começa com o consentimento do que está no presente, reconhecendo e aceitando a realidade atual tal como ela é. Aceitar a realidade presente, favorece um estado emocional muito mais poderoso para gerar as mudanças vindouras.

Não podemos permanecer eternamente em uma fase de caos e incerteza. Nossa natureza busca equilíbrio, mesmo que algumas vezes se decida dar um passo involutivo. Evidentemente há resistência à mudança, quando isso acontece são iniciados processos de compensação, mas essa é uma outra história...


Encerro com a frase de Marilyn Fergurson que diz “Que haja transformação, e que comece comigo.”


 
 
 

Comentários


CONTATO

Rua Bananeira, 1730 -Conj. Adalberto Sena - Rio Branco, Acre.

CEP. 69921-196​​

Tel: (68) 99227-0364

angelaguimaraescoach@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© 2023 por Instituto de Desenvolvimento Humano Ângela Guimarães

Nome *

E-mail *

Assunto

Mensagem

Success! Message received.

bottom of page