NÍVEIS DE APRENDIZAGEM
- Ângela Guimarães

- 12 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de out. de 2020
Por Ângela Guimarães

Você sabia que para aprender algo você passa por níveis mentais de aprendizagem e que um nível é um degrau para se chegar ao outro nível¿ No processo de aprendizagem, três situações podem acontecer:
Ausência de aprendizagem: repetimos com inércia a mesma ação sem levar em conta o resultado e sem considerar o feedback que os resultados nos trazem.
Aprendizagem adaptativa: prestamos atenção ao feedback fornecido pelos resultados de nossas ações e decisões no sentido de nos adequarmos ao que está posto.
Aprendizagem generativa: o feedback afeta diretamente os modelos mentais, descobrindo novos olhares, novas perspectiva e novas crenças, abrindo novas possibilidades, novos campos de ação.
Você já deve ter vivenciado situações em que são realizadas reuniões periódicas com os funcionários com foco na rotina e nos processos operacionais. A partir dos níveis de aprendizado, o diretor ou gerente pode continuar repetindo a mesma coisa, modificar seu comportamento sem mudar suas ideias, modelos mentais que sustentam esses comportamentos ou questionar suas crenças sobre a melhor maneira de treinar a sua equipe e ampliar seu olhar, descobrindo novas formas de desenvolver a equipe. Ao mudar seus modelos mentais, tudo muda!
A aprendizagem generativa abre novas possibilidades, novos campos de ação. Pode nos levar a enxergar uma mesma situação de uma maneira completamente diferente, a questionar pressupostos fundamentais e, portanto, gera a possibilidade de criar uma nova realidade.
Uma das ferramentas mais importantes para favorecer esse tipo de aprendizagem é a pergunta.
Esse é um conceito muito valioso. O diretor/gerente que se limita a dar ordens e não incentiva a efetiva participação de sua equipe de colaboradores afeta diretamente o desempenho da equipe.
A escolha e a responsabilidade são geradoras de mudanças. Quando gerentes, pais, professores e orientadores indicam o que seus colaboradores, filhos, alunos devem fazer não favorecem o processo de aprendizagem.
Encerro com a frase de Confúcio “conte-me e eu esquecerei, mostre-me e eu me lembrarei, envolva-me, aí eu entenderei. ”
Siga Ângela Guimarães
Facebook: angelaguimaarescoach
Instagram: @angelaguimaarescoach
Site: idhangelaguimaraes.com.br
YouTube: Ângela Guimarães Coach



Comentários