
O CONCEITO DE COMPLEXIDADE
- Ângela Guimarães

- 18 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Por Ângela Guimarães
Você sabia que a perspectiva sistêmica concebe a pessoa como um sistema cheio de interações entre suas partes, vivo, ativo, mutável e totalmente interconectado, no qual sua complexidade é dada precisamente por essa quantidade de conexões entre suas partes¿
O pensamento sistêmico é uma visão de mundo que muda totalmente a maneira como olhamos para nós mesmos, para os outros e para o mundo.
Quando incorporamos a complexidade ao nosso olhar, deixamos de ser o resultado de uma causa e efeito, de uma ação e uma consequência para passar para um nível muito mais alto de compreensão da pessoa que leva em conta, acima de tudo, que nunca será capaz de abarcar todas as suas dimensões, nem as de suas relações ou projeções, precisamente por causa dessa complexidade.
A pessoa torna-se imprevisível, flexível e dinâmica, totalmente capaz de transformar-se!
O universo é concebido como um conjunto de partes interconectadas em constante modificação, onde as conexões são transmitidas de seres vivos para outros, alimentando-se mutuamente.
Uma mudança em uma das dimensões de uma pessoa gera uma mudança nas outras!
O pensamento sistêmico contempla e favorece a inter-relação, já que as transformações geradas pelo próprio processo vão sendo contagiadas por “fios” que os conectam às outras pessoas, aos outros sistemas e ao mundo em geral.
Nos aproxima de uma visão muito mais empoderada da pessoa, com maior responsabilidade para si, seus relacionamentos e sua vida, já que se posiciona como protagonista na construção de sua realidade.
Enfatiza e favorece as interações, atentando para o equilíbrio e fomentando a construção de relações win-win, onde todos os integrantes sentem-se enriquecidos pelo elo. Toda pessoa quer ser reconhecida, considerada e sentir que faz parte de algo além dela mesma, e que isso gera bem-estar, equilíbrio e saúde. Assim, a construção de relações nutritivas, saudáveis e equilibradas é um dos valores vitais mais importantes para qualquer pessoa.
Encerro com a frase de Carl Jung que diz “Sonhos são realizados de desejos ocultos e são ferramentas que buscam equilíbrio pela compensação. É o meio de comunicação do inconsciente com o consciente. ”



Comentários