
O SER HUMANO É MOLDADO POR SI
- Ângela Guimarães

- 1 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Por Ângela Guimarães
Você sabia que cada pessoa explora o presente e projeta o futuro de forma diferente?
Segundo a Programação Neurolinguística o ser humano se constrói a partir de aprendizagens e experiências. A PNL lida com a forma como percebemos, filtramos e processamos o mundo através dos sentidos (neuro) e como organizamos essa informação através da linguagem e depois a comunicação (linguística). A programação, refere-se à codificação e transformação dessa informação, que pode ser alterada ou reprogramada quando há um limite ou quando se deseja melhorar algum aspecto para melhorar a qualidade de vida.
Define três elementos como constituintes-chave do comportamento humano:
O sistema nervoso (suporte neurológico).
A linguagem verbal e não verbal/exterior e interior.
O comportamento que pode ser aprendido.
Cada pessoa realiza esses processos de maneira diferente, de acordo com sua realidade única construída a partir das experiências pessoais.
Para a PNL cada ser humano é único!
A unicidade do ser humano nos permite contemplar sua genuidade, suas habilidades únicas, seus talentos e aspectos marcantes e, ao mesmo tempo não julgar ou fazer exigências. No caso dos professores trata-se de acompanhar os alunos para deixar de lado o que os bloqueia e/ou limita, como as crenças limitantes, por exemplo.
As crenças sobre o que somos capazes de aprender e/ou desaprender são especialmente relevantes no processo de aprendizagem, especialmente aquelas que têm a ver com a visão de possibilidades e capacidade de mudança, com a aprendizagem que isso acarreta. As crenças representam um dos filtros mais eficazes quando se trata de perceber e processar, e geralmente se tornam aspectos para trabalhar em qualquer processo.
Encerro com a frase de Marco Aurélio, imperador romano, “ Controle a mente, esse cavalo selvagem, em vez de ser controlado por elas.



Comentários